segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

 
RITMO DE TRABALHO DE UM MOTOR A 4 TEMPOS
 
 
Consiste em 2 rotações da cambota, o que corresponde a 4 cursos de êmbolo, para existir trabalho.
 
4 cursos - 4 tempos
 
 
1.º Tempo - ADMISSÃO - O êmbolo desliza para baixo e o ar frsco e limpo entra, através da válvula de Admissão, aberta para o cilindro (1/2 rotação da cambota).
 
 
2.º Tempo - COMPRESSÃO - O êmbolo desliza com as válvulas fechadas (Admissão e Escape) para cima, comprimindo o ar na câmara de combustão (+ 1/2 rotação da cambota).
 
 
3.º Tempo - TRABALHO - O combustivel inflamado expande-se em combustão e empurra o êmbola para baixo (1/2 rotação da cambota).
 
 
4.º Tempo - Escape - O êmbolo desliza para cima, impelindo os gases queimados através da válvula aberta do Escape, passa pelo coletor e panela de escape para o exterior.
 
 
Assim, num cilindro decorrem sucessivamente: ADMISSÃO, COMPRESSÃO; TRABALHO E ESCAPE.
 
 
Os tempos no motor de 4 cilindros, são repartidos de maneira que um cilindro trabalha em cada 1/2 rotação da cambota (180º) ((360º) 2 (540º) 3 (720º) 4
 
 
ORDEM DE IGNIÇÃO
 
 
É a sequência de trabalho do motor.
 
 
Motor a 4 Tempos e 4 Cilindros
 
 
Ordem de Ignição: 1, 3, 4, 2
 
 
O 1.º cilindro está a produzir trabalho, o 2.º cilindro está a empurrar os gases escape, o 3.º cilindro está em compressão e o 4.º cilindro está em admissão.
 
Seguidamente o 3.º cilindro, produz trabalho, o 4.º compressão, o 1.º escape, e o 2.º admissão.
 
Depois é o 4.º cilindro a produzir trabalho, o 1.º está a fazer a admissão, o 2.º a compressão e o 3.º o escape.
 
Finalmente o 2.o cilindro produz trabalho, , o 3.º faz a admissão, o 4.º o escape e o 1.º a compressão.
 
No próximo post, vou abordar para voçês os principais sistemas de funcionamento do motor do automóvel, com vista a vos sensibilizar para pequenas atenções, que vos podem tirar no futuro muitas dores de cabeça.
 
Fiquem bem e boas curvas.



quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

ORGÃOS MÓVEIS DO MOTOR E SUAS FUNÇÕES
 
 
 
ÊMBOLO : Cumpre 3 tarefas fundamentais:
 
1 - Deve isolar, vedando em movimento, a câmara de combustão do carter.
 
2 - Deve receber a pressão que resulta da combustão e transmiti-la, através da bielaà cambota.
 
3 - Deve levar rápidamente o calor recebido, à parede do cilindro e daí, ao agente de refrigeração (água ou ar).
 
BIELA :Liga o êmbolo à cambota e transforma a força de pressão em rotativa.
 
CÂMBOTA : Aqui, modifica-se o curso retilinio do êmbolo, no movimento rotativo.
 
VOLANTE : Acumula durante o tempo de trabalho de um cilindro, tanta energia, quanta a necessária, para fazer rodar a cambota, até o cilindro seguinte produzir trabalho.
 
 
ORGÃOS FIXOS E SUAS FUNÇÕES
 
 
CABEÇA DO MOTOR : Limita a câmara de combustão na parte superior. Aqui, vão dar os coletores e são montadas as válvulas de admissão e de escape.
 
BLOCO DE CILINDROS : Serve para colocação das camisas dos cilindros.
 
 
CARTER : Base inferior do motor. Suporta a câmbota, os cilindros, o comando da distribuição e a provisão de óleo necessária para a lubrificação do motor.

Amigos e amigas, como podem verificar, aqui estão as peças que constituem o motor do vosso querido e estimado automóvel. Cada uma destas peças tem a sua função. Tenham sempre presente, a necessidade de manter o nivel do óleo no carter, com vista a efetuar uma correta lubrificação, bem como o cuidado a ter com o termómetro da temperatura, pois altas temperaturas, podem danificar as juntas da cabeça do motor, bem como a própria cabeça do motor, levando assim a elevados gastos, que todos queremos evitar.
No próximo tema, vou abordar para voçês, o ritmo de trabalho de um motor a 4 tempos.
 
Um abraço para todos e todas voçês.
 




segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

O MOTOR
 
 
O motor, nada mais é, do que um conjunto de mecanismos, que convertem a energia quimica contida no combustível, em energia mecânica utilizável.
 
Existem vários tipos de motores: os eólicos, os hidricos, os elétricos e os térmicos. É em relação aos térmicos e de combustão interna, que vos vou falar aqui hoje. Dizem-se de combustão interna, porque o combustível é queimado no interior do cilindro.
 
Assim, existem motores a gasóleo ou diesel e motores a gasolina, de 2 e de 4 tempos. Normalmente os motores a gasóleo ou diesel, são mais económicos no consumo e têm uma maior vida útil, embora na sua aquisição, sejam também mais caros. É por isso que o mesmo modelo de automóvel, é sempre mais caro no ato da compra, se for um modelo a gasóleo ou diesel, do que se for um modelo a gasolina.
 
Existem diferentes tipos de motores, conforme o modo como estão posicionados os cilindros: motores em linha, porque os cilindros estão dispostos, uns atrás dos outros, motores em V, porque existem duas linhas de cilindros em forma de V e motores de cilindros opostos, porque os cilindros estão dispostos em frente uns dos outros.Os motores com os cilindros em V e de cilindros opostos, o número de cilindros é sempre múltiplo de 2.
 
O motor é constituido por diferentes orgãos, uns fixos e outros móveis, isto tanto nos motores a 4 e a 2 tempos. Orgãos móveis: êmbolo com os segmentos, biela, cambota e volante. Orgãos fixos: culatra ou cabeça do motor, junta da culatra ou da cabeça, bloco dos cilindros, êmbolos ou pistons, segmentos, biela, veio cambota e violante do motor.
No próximo dia falarei sobre estes orgãos e suas funções.
Se dúvidas existirem, não exitem em as colocar,
um abraço amigo.



sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

 
 
O AUTOMÓVEL, UM AMIGO
 
 
 
É minha intenção, poder dar o meu contributo, com vista a que  todos aqueles e aquelas que possuem um veículo automóvel, possam adquirir uma série de conhecimentos básicos, que lhes permita tirar partido da sua viatura, com o menor desgaste possivel, aumentando assim também o período de vida útil da mesma.
 
Pretendo que este contributo seja extensivel a todos, mas se me permitem, gostaria de o dedicar um pouco mais às senhoras, porque sei o quanto elas também gostam de automóveis e muitas sentem alguma frustação, pelo fato de não conhecerem minimamente o amigo, que todos os dias partilham, quer seja na deslocação para o trabalho, quer seja no transporte dos filhos de e para a escola.
 
Não pretendo transformá-las em mecânicas, pretendo sim, que com pequenos gestos do dia a dia, percebam o quanto podem economizar, porque como diz o ditado : mais vale prevenir do que remediar.
 
Se perceberem o que é um motor, o modo de funcionamento desse motor, a constituição dos diferentes sistemas do motor, é meio caminho andado, para se evitar  muitas das complicações que quando surgem, são já de uma gravidade enorme e como sabem, tanto o custo das peças, como o preço da mão de obra, são bastante avultados.
 
Quero contribuir para que voçê, se apaixone ainda mais pelo automóvel, pois só o conhecendo bem, o pode também, tratar bem.
 
Possivelmente já lhe aconteceu a si, ou a alguém seu conhecido, sair de casa com um pneu do carro praticamente vazio. Ao circular as pessoas olham, comentam, e voçê sempre circulando, até chegar o momento em que se apercebe que algo não está bem. Entretanto, neste espaço temporal, o pneu foi-se deteriorando, a jante possivelmente não se danificou, mas podia ter acontecido e o consumo de combustivel aumentou concerteza. Para que isto nuca mais lhe aconteça, para que nunca mais ninguém lhe chame Maria gasolina, basta um pequeno gesto, principalmente de manhã, antes de entrar para o seu automóvel. De frente para o mesmo, agache-se um pouco, de modo a ter a visibilidade dos quatro pneus e assim evita esta situação desagradável e poupa dinheiro.