segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

O MOTOR
 
 
O motor, nada mais é, do que um conjunto de mecanismos, que convertem a energia quimica contida no combustível, em energia mecânica utilizável.
 
Existem vários tipos de motores: os eólicos, os hidricos, os elétricos e os térmicos. É em relação aos térmicos e de combustão interna, que vos vou falar aqui hoje. Dizem-se de combustão interna, porque o combustível é queimado no interior do cilindro.
 
Assim, existem motores a gasóleo ou diesel e motores a gasolina, de 2 e de 4 tempos. Normalmente os motores a gasóleo ou diesel, são mais económicos no consumo e têm uma maior vida útil, embora na sua aquisição, sejam também mais caros. É por isso que o mesmo modelo de automóvel, é sempre mais caro no ato da compra, se for um modelo a gasóleo ou diesel, do que se for um modelo a gasolina.
 
Existem diferentes tipos de motores, conforme o modo como estão posicionados os cilindros: motores em linha, porque os cilindros estão dispostos, uns atrás dos outros, motores em V, porque existem duas linhas de cilindros em forma de V e motores de cilindros opostos, porque os cilindros estão dispostos em frente uns dos outros.Os motores com os cilindros em V e de cilindros opostos, o número de cilindros é sempre múltiplo de 2.
 
O motor é constituido por diferentes orgãos, uns fixos e outros móveis, isto tanto nos motores a 4 e a 2 tempos. Orgãos móveis: êmbolo com os segmentos, biela, cambota e volante. Orgãos fixos: culatra ou cabeça do motor, junta da culatra ou da cabeça, bloco dos cilindros, êmbolos ou pistons, segmentos, biela, veio cambota e violante do motor.
No próximo dia falarei sobre estes orgãos e suas funções.
Se dúvidas existirem, não exitem em as colocar,
um abraço amigo.



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