sexta-feira, 7 de março de 2014

 
 
OS PRINCIPAIS SISTEMAS QUE CONSTITUEM O MOTOR DO SEU AUTOMÓVEL
 
 
- SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO
 
- SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO, OU ARREFECIMENTO
 
- SISTEMA DE ADMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO
 
- SISTEMA ELÉTRICO
 
- DIREÇÃO
 
- ÓLEO E LUBRIFICANTES
 
 
Hoje vou abordar aqui para voçês, o sistema de alimentação de um motor, movido a gasóleo. Os seus componentes, bem como o seu modo de funcionamento.
 
 
COMPONENTES DO SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO:
 
- DEPÓSITO DO COMBUSTIVEL
 
- BOMBA DE ALIMENTAÇÃO
 
- FILTRO
 
- BOMBA INJETORA
 
-INJETORES
 
-TUBOS (ALIMENTAÇÃO E RETORNO)
 
Modo de funcionamento deste sistema: O combustivel que se encontra no depósito e que deve estar sempre, o mais limpo possível, efetua o seu trajeto até à bomba injetora. Este trajeto acontece, porque a bomba de alimentação, que possui sempre um pré-filtro, onde ficam as primeiras impurezas, suga o combustivel e faz chegar o mesmo à bomba injetora. A bomba injetora, é uma peça fundamental do motor a diesel, porque é ela que de uma forma perfeita, distribui o combustivel aos injetores, que se erguem na câmara de combustão. Este combustivel chega aos injetores, sob enorme pressão, obrigando a agulha central dos mesmos a levantar-se contra a mola, abrindo o orificio para a passagem do combustivel , que se vai pulverizar, no ar altamente comprimido na câmara de combustão. Tanto à bomba injetora, como desta aos injetores, faz-se chegar mais combustivel do que o necessário, regressando ao depósito o combustivel não utilizado, através dos tubos de retorno.
 
Para que este sistema funcione bem e nunca lhe venha a dar dores de cabeça, é importante e necessário que proceda a alguns cuidados, pois assim está colaborando, para uma maior longevidade do motor do seu automóvel e evitando gastos, que na maioria das vezes são desnecessários.
 
PRINCIPAIS CUIDADOS COM O SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO:
 
- O combustivel deve chegar ao depósito o mais limpo possível.
 
-Substituir atempadamente o filtro e respetivo vedante, seguindo as instruções do fabricante.
 
-Limpar regularmente o pré-filtro, da bomba de alimentação.
 
- Lavar o depósito uma vez por ano.
 
- Nunca efetuar soldas no depósito, quando este tem combustivel.
 
Se for capaz de ter presente os cuidados acima referidos, asseguro-lhe que vai ter concerteza boas e duradouras curvas.
 
No próximo post, abordaremos o sistema de refrigeração ou arrefecimento do motor.

Sem comentários:

Enviar um comentário